segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

2012 - O fim do mundo

Há muito tempo o ser humano faz profecias sobre o fim do mundo. Trata-se de um assunto de grande interesse para muitas pessoas. A data tão comentada já foi prevista mais de uma dezena de vezes, desde 1881, por exemplo, até 21/12/2012, mais recentemente. Já há quem diga que o ano correto não seria 2012, mas 2019. Sobre este tema, a internet e diversos livros oferecem diversas propabilidades e teorias.
A bíblia também trata deste assunto, uma vez que prevê a volta de Jesus Cristo para o grande julgamento. Sendo a bíblia a Palavra de Deus, a mensagem daquele que criou os céus, a terra, o mar e tudo o que neles há, é indispensável buscar na bíblia os ensinamentos verdadeiros a respeito deste fato futuro e incerto.
A primeira lição sobre este tema, podemos encontrar em Mateus 24.36. Jesus disse a seus discípulos: "mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." Usando um exemplo do Antigo Testamento, Jesus ilustra em Mateus 24.38-39: "porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." Sendo assim, a primeira lição que aprendemos é que o homem nunca conseguirá prever o fim do mundo como tem se esforçado a realizar, porque somente Deus conhece a hora e o data.
A segunda lição sobre o tema refere-se ao comportamento adequado para o ser humano, que não pode prever o futuro. Como falou Jesus em Mateus 24.42; 44, "portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor" e "ficai também vós apercebidos porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá." Mas o que significa vigiar ou ficar atento? Por certo, não significa ficar esperando, pensando no fim do mundo que se aproxima. Tampouco causar tumulto e fazer loucuras no dia 20/12/2012, porque alguns estão prevendo o fim do mundo para o dia seguinte. Vigiar e ficar atento importa em cumprir, dia a dia, os mandamentos do Senhor, especialmente amando e respeitando a Deus e as demais pessoas, fazendo o bem a todos.
Deste modo, é inútil perder tempo pensando quando será o fim do mundo, porque nunca saberemos. Melhor, então, será viver cada dia da melhor forma possível.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jesus voltará para o grande julgamento

A bíblia nos revela, em Mateus 25.31-46, que Jesus voltará para o grande julgamento. Neste dia, em sua majestade, e acompanhado de todos os anjos, Jesus Cristo se assentará no trono. Ele terá reunidas à sua frente todas as nações em sua presença, e separará e receberá aqueles que serão salvos e entrarão no reino prometido e preparado desde a fundação do mundo. Estes serão aqueles que efetivamente trabalharam para o Reino de Deus e compreenderam a lição de que Jesus veio ao mundo para servir, e não para ser servido (Mateus 20.28). Na Palavra de hoje, Jesus reafirma a quem devemos servir: aos nossos irmãos, às pessoas que vivem neste mundo e precisam de boas obras. As boas obras não são apenas palavras de apoio, de consolo e de doutrina. São estas e muito mais, especialmente ajudar aos irmãos que precisam comer, beber, habitar, serem vestidos e visitados. Quando fizermos a estas pessoas o que elas necessitam, estaremos fazendo a Cristo Jesus. A maioria destas pessoas não está na igreja, está no mundo. Naturalmente, é preciso recordar que a salvação não vem das obras, para que ninguém se glorie, mas sim da graça de Deus. Isto não significa que o cristão deve ficar parado, esperando pela graça. Ao contrário, deve seguir os ensinamentos de nosso Senhor e salvador, e servir ao ser humano. É o que dá sentido à vida. E, para servir ao próximo, não é necessário deixar as atribuições que te dão sustento. É possível servir aos irmãos que necessitam em todas as profissões, em nosso dia a dia. Refletindo sobre esta lição, podemos imaginar como o mundo pode ser melhor. Façamos, pois, a nossa parte.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Jesus ensina o caminho para o céu

Quando Jesus proferiu o Sermão do Monte (Mateus, 5-7), Ele ensinou a respeito de duas opções que o ser humano pode tomar em sua vida (Mateus 7.13-14). Estas opções são representadas por duas portas. Uma das portas conduz para o céu, enquanto a outra porta conduz à perdição. A título ilustrativo, quem não se recorda de algum desenho animado que retrata o personagem parado em frente a duas portas, uma ao lado da outra, sem saber qual porta escolher? Também nestes desenhos, uma das portas leva o personagem ao céu, enquanto outra o conduz ao inferno. Tal como o personagem, o ser humano precisa escolher uma entre as duas opções possíveis. Por seu imenso amor, Jesus Cristo ensinou às pessoas qual porta escolher. Assim diz o Senhor: "entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem". Meditando sobre esta lição de Cristo, rapidamente vem à mente outras marcantes afirmações de Jesus, que a complementam e explicam. Em João 10.9, Jesus afirma "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo". Por sua vez, em João 14.6, Jesus responde: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." Portanto, a primeira conclusão que se chega através da Palavra desta semana, é que o ser humano somente será salvo, e será conduzido ao céu, por meio de Jesus Cristo. Não há outra porta, não há outro caminho. Entretanto, por que motivo uma das portas seria estreita e a outra seria larga, e por que motivo um caminho seria apertado e o outro seria espaçoso? Como segunda conclusão, pode-se afirmar que o caminho da salvação impõe ao ser humano alguma dificuldade. Esta dificuldade decorre da própria natureza humana. É muito mais fácil pensar em si mesmo, nas suas próprias vontades, do que pensar no próximo, e amar aos outros como a si mesmo, e procurar conhecer a vontade de Deus e os Seus propósitos para a vida humana. É muito mais fácil ficar sem fazer nada, do que trabalhar, estudar e produzir alguma coisa em favor da humanidade. Não se pode negar que a vida que o mundo oferece parece ser muito mais fácil do que a vida de um verdadeiro cristão. Por isto mesmo, Jesus já previu que muitos são aqueles que entrarão pela porta larga, e trilharão o espaçoso caminho que levará à perdição. Portanto, é hora de refletir a respeito desta lição e compartilhar com outras pessoas o ensinamento de Jesus.