segunda-feira, 24 de maio de 2010

A fé que vence o temor humano

INTRODUÇÃO:

O temor é natural ao ser humano. Quantas vezes encontramos na bíblia a mensagem: “NÃO TEMAS”? Eu contei cerca de 116 vezes. Podemos citar alguns exemplos. Abrão estava preocupado porque não tinha descendência e o Senhor lhe disse em uma visão (Genesis 15:1): “NÃO TEMAS, ABRÃO, EU SOU O TEU ESCUDO, E TEU GALARDÃO SERÁ SOBREMODO GRANDE.” Quando o anjo aparece a Maria ela perturbou-se muito e o anjo lhe disse (Lucas 1:28-30): “MARIA, NÃO TEMAS; PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS”. Também o apóstolo Paulo estava em um navio que possivelmente ia naufragar, em meio a uma tempestade, e um anjo lhe apareceu e disse (Atos 27:24): “PAULO, NÃO TEMAS! É PRECISO QUE COMPAREÇAS PERANTE CÉSAR, E EIS QUE DEUS, POR SUA GRAÇA, TE DEU TODOS QUANTOS NAVEGAM CONTIGO.” O que Jairo deve ter sentido, ao sair de casa tendo deixado sua filha que estava morrendo? Quanto temor ele sentiu de perder a filha? E mesmo depois de ouvir que sua filha havia morrido, Jesus lhe disse: NÃO TEMAS, CRÊ SOMENTE.
Todos nós temos medo: de não conseguir atingir nossos objetivos, das doenças, da violência, da morte. Pense consigo mesmo: Não precisa responder alto: do que vc tem medo? O que lhe aflige.
O temor é natural ao ser humano, mas hoje a Palavra do Senhor diz a você: Não temas, crê somente!
A fé em Deus é libertadora e capaz de vencer o temor humano. Deposite nas mãos do Senhor todos os seus problemas e creia que Ele é capaz de te ajudar a suportar todas as dificuldades.
O tema deste sermão é a fé em Deus, em sobreposição ao temor natural do ser humano. Mas o que significa ter fé? Eu gostaria de ressaltar 3 atitudes que fortalecem a nossa fé e nos ajudam a vencer o temor e compreender a própria fé.


I. TER FÉ É CONFIAR EM DEUS

Jairo procurou Jesus porque confiou que Ele poderia resolver seu problema. Jairo era um homem importante, um dos principais da sinagoga. Era portanto um judeu que devia cumprir a lei judaica. Assim, jamais poderia adorar um homem. Mas ele procurou Jesus no meio da multidão, prostrou-se diante de Jesus e suplicou dizendo que se Jesus apenas impusesse suas mãos sobre sua filha que estava à morte, ela viveria. Jairo demonstrou que confiou em Jesus.
No caminho da casa de Jairo, uma mulher, que sofria de hemorragia há 12 anos e que tinha gasto tudo o que tinha para alcançar a cura sem sucesso, tendo ouvido falar de Jesus, confiou que se apenas tocasse as suas vestes poderia ser curada. E assim fazendo, foi imediatamente curada. Ela estava atemorizada e tremendo, mas apresentou-se a Jesus em quem confiou. A sua fé a curou (Mc 5:25-34). E Jairo tanto confiou em Jesus, que aguardou pacientemente tudo o que ocorria no caminho até à sua casa.
Outro exemplo pode ser mencionado. O paralítico de Cafarnaum (Mt 9) foi apresentado a Jesus, deitado em seu leito. Jesus percebeu que aquele homem tinha fé, e perdoou seus pecados e, ao final, o curou da doença que tinha.
Em todos estes exemplos, as pessoas confiaram em Jesus, aproximaram-se Dele, acreditando que Ele podia resolver os seus problemas. E, para que Deus possa se manifestar em nossas vidas, devemos também nos aproximar de Deus, confiar a Ele nossos problemas, acreditar no poder Dele. Temos que nos relacionar com Deus, por intermédio de Cristo Jesus.
Além de acreditarmos que Deus pode nos ajudar, e acabar com todo o temor nas nossas vidas, gostaria de ressaltar a segunda atitude que devemos ter, que é nos entregar a Deus.

II. TER FÉ É NOS ENTREGAR A DEUS

Há uma dinâmica de grupo muito utilizada por empresas para desenvolver o espírito de equipe através da confiança recíproca. Vcs devem ter ouvido falar dela. Uma pessoa que está em pé, de costas para as pessoas do grupo, solta o corpo acreditando que não vai cair no chão porque será segura pelos colegas. É preciso confiar que as pessoas estarão ali, e entregar sua segurança aos colegas. Assim deve ser nosso relacionamento com Deus. Devemos nos entregar e nos deixar cair nos seus braços, acreditando que Ele irá nos amparar. Porque, de fato, Deus está com você, para te segurar.
Na medida em que temos em Jesus nosso Senhor e Salvador, entregamo-nos a Cristo porque Ele, em sua divindade, onipresente, onisciente e onipotente, sabe exatamente o que é melhor para nós. Muitas vezes pensamos que aquilo que queremos é o melhor para nós. Mas importa que entreguemos nossas vidas, nossos propósitos, nosso futuro nas mãos do Pai, como uma atitude de fé.
Jesus Cristo, antes de ser entregue aos soldados, encontrava-se no Getsêmani para orar ao Pai. A bíblia fala que ele começou a sentir-se tomado de pavor e angústia (Marcos, 14:33) e dizia (v.36): “Aba, Pai, tudo te é possível, passa de mim este cálice, contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres”. É evidente que Jesus não temia a morte, nem o sofrimento pelo qual passaria com a tortura e a crucificação. Ele estava preparado para isto, desde a eternidade. A sua preocupação era ficar separado do Pai, durante 3 dias, na morte. Jesus sabia o quanto isto lhe seria doloroso, muito mais do que todo o sofrimento físico que passaria. Por isto estava cheio de pavor e angústia. Mas Ele entregou-se ao Pai, declarando que fosse feita a vontade de seu Pai e não a Dele própria. E ele confiou, teve fé, na ressurreição, na promessa de Deus, e na vitória. Este é um grande exemplo de fé. E lembre-se que, naquele momento, Jesus Cristo era 100% humano, assim como nós.
Portanto, a palavra nos ensina que ter fé é entregar-se totalmente a Deus, uma entrega espontânea e voluntária, incondicional e total, permanente e definitiva.
- A entrega é espontânea e voluntária, porque não somos forçados a entregar nossa vida a Cristo. Jesus nos convida amorosamente, conforme consta em Mateus 11.28: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.”
- A entrega é incondicional e total. Deus somente agirá em nossas vidas se fizermos uma entrega integral, sem condições.
- A entrega é permanente e definitiva, ou seja, para sempre. O tempo pertence a Deus. Não é possível exigir que Deus aja no nosso tempo. Sendo Cristo o nosso Senhor, ele agirá no momento certo.
Portanto, temos fé quando confiamos em Deus e a Ele entregamos toda a nossa vida, todo o nosso ser, todo o nosso futuro. Porém, se fazemos isto, nossa fé nos liberta e, portanto, podemos descansar em Deus. Este é a terceira atitude que devemos ter, para com a fé em Deus vencermos o temor interior.


III.TER FÉ É DESCANSAR EM DEUS.

Descansar significa não se preocupar com as questões que já colocamos nas mãos do Senhor. Você deve estar dizendo a si mesmo que é difícil descansar quando os problemas estão batendo à nossa porta. Mas penso que para descansar em Deus precisamos também orar constantemente ao Senhor.
A oração é uma forma de relacionamento com Deus, é uma conversa. Muitas vezes, parece que não alcançamos uma resposta, mas saiba que Deus, nosso pai, esta olhando por nós. Se você mantém este relacionamento, este hábito de conversar com Deus, a resposta vem como uma paz que vai tomando conta de nosso coração. É Deus agindo, fortalecendo o nosso ser e afastando de nós todo o temor. Passamos a descansar nas mãos de Deus, usufruindo desta tranqüilidade interior.
É assim que Jesus no ensinou em Mateus 11:29, quando atendemos o seu convite de ir até Ele. O Senhor diz: “ACHAREIS DESCANSO PARA A VOSSA ALMA”.
Muitas pessoas parecem cansadas da vida. Mas o Senhor diz a estas pessoas, em Salmos 37:5 e 7: “ENTREGA O TEU CAMINHO AO SENHOR, CONFIA NELE, E O MAIS ELE FARÁ” “DESCANSA NO SENHOR E ESPERA NELE, NÃO TE IRRITES POR CAUSA DO HOMEM QUE PROSPERA EM SEU CAMINHO, POR CAUSA DO QUE LEVA A CABO OS SEUS MAUS DESIGNIOS.”
Vemos em Salmos 23 que o Senhor é aquele que nos faz repousar em pastos verdejantes, que nos leva para junto das águas de descanso.

CONCLUSÃO:

Hoje aprendemos três atitudes que fortalecem nossa fé e nos ajudam a vencer o temor e compreender a própria fé: ter fé é confiar em Deus; ter fé é nos entregar a Deus; ter fé é descansar em Deus.
Se temos Deus a nosso lado, não precisamos temer: Em Romanos 8:31-32 está escrito: “SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? AQUELE QUE NÃO POUPOU O SEU PRÓPRIO FILHO, ANTES, POR TODOS NÓS O ENTREGOU, PORVENTURA, NÃO NOS DARÁ GRACIOSAMENTE COM ELE TODAS AS COISAS?”
Portanto, eu desafio você a confiar em Deus, a se entregar totalmente a Deus e a descansar em Deus.
Está escrito em Hebreus 11.1 que “A FÉ É A CERTEZA DAS COISAS QUE SE ESPERAM, A CONVICÇÃO DE FATOS QUE SE NÃO VÊEM”. Eu não sei o que vai acontecer. Eu não sei qual será o futuro. Mas eu sei, que Jesus Cristo está à frente, e a vontade Dele prevalecerá. E como Filho de Deus, eu tenho certeza que será o melhor!
Que Deus o abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário